[Amnistia Internacional – Foto da família Oh, tirada em 1991, e a única imagem do campo de Yodok]
Com base em novas imagens de satélite e em testemunhos de ex-prisioneiros políticos, a Amnistia Internacional (AI) estima que existam cerca de 200 mil pessoas encarceradas nos “campos de reeducação” norte-coreanos.
A Amnistia diz que, nesses campos, a tortura é prática recorrente e os prisioneiros são tratados como escravos.
Sam Zarifi, da AI, sublinha que a “Coreia do Norte não pode mais negar o inegável” e que “há centenas de milhares de pessoas que vivem praticamente sem direitos e tratados comos escravos”. Zarifi diz ainda que esta é uma das piores situações que a Amnistia tem documentado “nos últimos 50 anos”.
A Aministia Internacional diz que Kim Jong-il deve “fechar estes campos imediatamente”.
onde estão essas faladas fotos? é que a foto da familia Oh é um mau exemplo.. eles estão com cara de tudo menos de quem está num campo de concentração. tenho fotos de férias da minha familia com pior aspecto que os Oh. venham as tais fotos que a AI viu…
Exmo Senhor (ou Senhora) Peste Negra:
Se estava à espera de ver pessoas agrilhoadas, cheias de sangue, rotas ou esquálidas, lamento desapontá-l@.
No entanto, reconheço que este post possa estar incompleto ou mesmo ser insuficiente, sobretudo para leitores mais sequiosos de sangue, suor e lágrimas.
Por isso mesmo, deixo-lhe o link da Amnistia Internacional, onde poderá visionar o vídeo de apresentação das imagens de satélite supracitadas. Claro que continuarão a ser “apenas” imagens de satélite. Muito pouco para quem precisa de ver mais para crer. Porém, no mesmo vídeo, pode conhecer as histórias de quem diz ter passado por esses campos de concentração.
http://www.amnesty.org/en/news-and-updates/images-reveal-scale-north-korean-political-prison-camps-2011-05-03
Espero ter conseguido alimentar-lhe a curiosidade.
Com os melhores cumprimentos,
Rita Colaço
A minha curiosidade sobre a Coreia já vem de há algum tempo atrás… O facto de ser o país mais fechado do mundo não ajuda muito. E há imensas coisas que me levantam duvidas. Como as “histórias de quem diz ter passado por esses campos de concentração”… é que se, por um lado, parece ser extremamente complicado fugir deste campo, por outro parece ser impossivel sair dali vivo. A ideia com que fico é que quem ali entra já não sai de forma alguma. O ex-prisioneiro que fala no video parece ter conseguido escapar do campo e ainda logrou fugir para a Coreia do Sul. Estranho.
Tratando-se de um dos países mais fechados do mundo, é natural que se especule sobre o desconhecido.
Já entrevistei vários dissidentes norte-coreanos e nunca a fuga para a Coreia do Sul foi tão imediata como à partida se possa pensar.
A rota é bem mais longa. Muitas vezes, ficam anos e anos na China, à espera de uma oportunidade/ajuda para chegar ao outro lado. Muitos também fogem pelo Cambodja e Vietname, são presos, deportados, voltam a tentar a fuga…é um processo bastante moroso e, sobretudo, doloroso.
Podemos duvidar de um relato? Claro que sim. Mas podemos duvidar de milhares de relatos que se tocam em tantos pormenores?
Deixo-lhe duas sugestões de leitura em português e uma em inglês:
“Os aquários de Pyongyang”, de Kang Chol-Hwan
“Aqui é o Paraíso! – Uma infância na Coreia do Norte”, de Hyok Kang (norte-coreano refugiado em Seul) com Philippe Grangereau (jornalista e escritor francês)
“Nothing to Envy: Ordinary Lives in North Korea”, de
Barbara Demick
Vale a pena ler!
Abraço,
Rita Colaço
Olá a todos,
Quais imagens de satélite?
Estas?
utopianist.com/wp-content/uploads/2011/05/north-korea-prison-camp-satellite-photo.jpg
Uma coisa é dizer que as imagens são um elemento que ajuda na busca pelos supostos campos de trabalho, outra coisa é dizer que “provam” que existem.
Notícia para “encher chouriços”.
Um abraço.
A reunificação das Coreias do Sul e do Norte será irreversível, mais cedo ou mais tarde. Em nome da paz entre os Povos da Península da Coreia! Quanto a esse desiderato não tenhamos dúvidas.
Um abraço
Although updates don t include digital images, there are screenshots that you can look at or download as a zip.
Coreia do norte é uma merda.
Bando de otário cultuando um asiático medíocre que merecia pagar pelos seus crimes.