Eu: versão mais ou menos curta
Nasci em Mação. No mês das flores. Maio de 79. Parece-me bem. É uma data bonita.
Estive para ser uma filha de Abril mas resolvi adiar por 15 dias esta hercúlea jornada.
A nove de Maio de 1979, no meio do corredor do Centro de Saúde de Mação, impedi a minha mãe de chegar à sala de partos e entrei no mundo perante olhares mais ou menos indiscretos. Estava traçado o destino com ousadia.
Mação foi apenas berço. Abrantes foi escola. Lisboa foi universidade e, agora, é ganha-pão.
Na terra da palha, Abrantes, vi nascer uma rádio pirata e deixei-me enfeitiçar pelo cheiro da cortiça, regada com Jói de laranja. Recebi mini-gravadores, com mini-microfones, e aos sete anos já me aventurava em mini-reportagens de acidentes ou histórias de vizinhos. Afastei-me do sonho por décimas. A faculdade fez-se com geomorfologias, planeamento urbano e outras altitudes condensadas numa licenciatura de Geografia. Não gostava do curso, mas adorava os colegas. Alguns ficaram, até hoje, como melhores amigos.
De canudo geográfico na mão, atirei-me ao Curso de Formação Profissional para Jornalistas, no Cenjor e sete meses depois fui estagiar para a Antena 1.
Depois, vesti a camisola TSF e, em seguida, experimentei um período de desemprego onde entrou o telemarketing num banco – para os trocos – e um programa sobre Assuntos Europeus na Rádio Clube de Pombal.
Passei também por um jornal, só para doutores. Médicos. Foi apenas ponto de passagem, obrigada que era a escrever a palavra “palestrantes”.
Voltei à Antena 1 em Dezembro de 2003 e é lá que continuo.
Gosto de contar estórias, daquelas com História.
Tive paixão à primeira vista que agora é amor: Ásia – Coreia do Norte. Foi lá que entrei em Agosto de 2006.
Tenho também uma segunda família no Uganda, em Bulenga. U-ganda Projecto começou em 2009.
Gosto de fazer tanta coisa…e gosto tanto de aprender!
Prémios
2007: Menção honrosa no “Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença” pela reportagem “Coreia do Norte: um segredo de Estado”
2010: Menção honrosa no Prémio “Direitos Humanos e Integração” da UNESCO e do GMCS, pela reportagem “Os 3 Mosqueteiros de Bulenga”.
2010: Menção honrosa no “Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença” pela reportagem “Os 3 Mosqueteiros de Bulenga”.
A Coreia do Norte
Viajei até à Coreia do Norte em Agosto de 2006 e estive lá 11 dias.
Voltei à China para seguir para a Coreia do Sul, onde entrevistei dissidentes do regime de Kim Jong-il e membros de organizações de apoio a refugiados norte-coreanos.
Voo: 152 Beijing – Pyongyang
Data: 12/08/2006
Bilhete Nº 112024502186701
Partida: 11h30
Chegada: 14h10
“Ainda não acredito que estou na Coreia do Norte!”
Voo: 151 Pyongyang – Beijing
Data: 22/08/2006
Bilhete Nº 212024502186705
Partida: 8h10
Chegada: 9h
“Parei no tempo durante 11 dias e voltei a olhar mais para as pessoas e menos para objectos que nos levam tão longe…”
exma. Rita Colaço gostaria de a entrevistar para o meu blogue numa rúbrica chamada “conversas de café”. Se puder contacte-me.
kontrastes.blogue@gmail.com
cara Rita Colaço,
Estou neste preciso momento a fazer um trabalho sobre o conflito coreano e adorei o seu blogue! será que me podia enviar o texto da reportagem de 35 minutos sobre a Coreia do Norte que passou na Antena 1? obrigada*
PREZADA RITA, VIAJAREI À CORÉIA DO NORTE NO INÍCIO DO ANO E GOSTARIA DE OBTER ALGUMAS INFORMAÇÕES ACERCA DOS PROCEDIMENTOS PRA SE CHEGAR ATÉ ESSE INSTIGANTE PAÍS.
POR FAVOR ENTRE EM CONTATO (somoslutherblissett@hotmail.com)
Olá Rita !!! Sou a Marta da “rua do Liceu-Abrantes”.Gostava imenso de voltar a falar contigo!!!.
Dá notícias para marta.duque@sonae.com
bjs com muita saudade
Marta Duque
Ola Rita
Foi com muito agrado que me deparei com o seu blog.
A Coreia do norte e os seus problemas sempre me interessaram, se calhar por causa da dificuldade que tenho em perceber aquela sociedade e o extremo de miséria que lá se vive. Este blog tem facilitado muito a compreensão e causa de algumas coisas. Por isso mesmo quero dar os parabéns pela sua escrita e qualidade de informação.
Também gostava de saber, se me pode ajudar com informação acerca de maneiras possiveis que existem de ajudar ou contribuir para a causa da libertação coreana.
Grato por tudo
Joao Marcos
Obrigada João.
Vou pegar no seu interesse e sistematizar informação com links para várias ONG’s que prestam ajuda ao povo norte-coreano. Apareça!
Fica o meu mail:
joao.marcos.oliveira@gmail.com
Duas linhas apenas para lhe dizer quanto apreciei o seu interesse pela Coreia do Norte e as suas curtas mas incisivas reportagens.
Gostaria tb de lhe dizer que estou à sua disposição para qualquer elemento que julgar de utilidade e que, caso tenha oportunidade, teria muito gosto em conversar consigo aquando de uma próxima vinda à Coreia do Sul.
Henrique Silveira Borges
(Embaixador de Portugal em Seul, também acreditado em Pyongyang)
Olá Rita, tenho uma enorme cuirosidade sobre a cultura da Coréia do Norte. Infelizmente a mídia em geral, não tem muito a dizer sobre esse país que aos meus olhos é muito interessante.
Gostaria que você me indicace alguns sites e livros(até mesmo obras literárias da própria Coréia ou não), coisas a cerca da musicalidadea Norte-Coreana, já que sou músico,enfim, algo que ampliace meus conhecimentos sobre o país.
Muito grato
Prezada Rita Colaço,
Quero parabenizar-lhe por seu belíssimo trabalho neste blog. É mesmo inspirador.
Eu tenho grande interesse em saber melhor a respeito da cultura e história da Coréia do Norte e, assim, compreender melhor a situação do País.
Ficaria grato se me indicasse textos a respeito da atual realidade e condições de vida população da Coréia do Norte.
Obrigado.
Olá…..
Apenas para desejar um Feliz Aniversário.
Que este dia tenha sido excelente!!!!
Beijinhos muito grandes!!!.
Marta Duque
A reportagem sobre a Coreia do Norte deu à Rita o balanço para esta iniciativa que, posso imaginar, tem sido tão gratificante para ela. Mas o trabalho da Rita é muito mais do que aquela excelente reportagem…
O trabalho da Rita escuta-se, e escorre para dentro dos ouvidos, todos os dias. A torrente das notícias é assim.
Posso escrever aqui estas coisas porque já lhas disse, porque ela sabe que as penso. Mais do que ir longe, a Rita leva-nos longe.
Dei por isso quando ela se me apresentou, como estagiária, em busca de conhecimento. Hoje, ela multiplicou muito o pouco que eu pude dar… E fez-se à vida!
LSM
jornalista RTP, ex-Antena1
Olá Rita!
Admiro muito vc ter ido do outro lado do mundo conhecer o meu Pais que e a Coreia achei muito interresante o seu blog.
qual quer duvida sobre a Coreia pode contar comigo!
abrss
Não conhecia o blog, já o adicionei ao blogroll. Parabéns!
Olá!!! Tudo bem!?
Adorei seu blog, parabéns pela iniciativa.
Queria saber se você conhece cursos de inglês na Coréia do Norte. Se você tem um site sobre a universidade de lá.
Agradeço o espaço e desde já sua resposta!
Grande beijo! ótimo feriado!
Vc tem orkut? Beijos
Olá!
Estou fazendo um trabalho sobre a Coreia do norte, e queria saber se voçê gentilmente poderia me informar como é o sanemanto basico e a educação nesse país ..
Grata
Sarah Faustino
entre em contato no meu e mail:
sarinha_faustino@hotmail.com
Olá Ria.
Tenho um mini site, que está no começo ainda,
mas que fala de tokelau, um pais remoto no pacífico sul.
Gostaria de falar sobre troca de links.
blitz098@gmail.com
Desde já, agradeço
Ola, gostaria de apresentar um trabalho meu intitulado “A Odisséia Orietal”, exposto gratuitamente no site: http://www.livrovirtual.com.
Trata-se de um livro de ficção que relatas os antigos conflitos do Leste-asiático, pelas as suas guerras, dando um claro entendimento atual. Espero q goste!
Agradeço pelas informações
Olá Ana!
Eu é que agradeço o seu interesse! Obrigada!
Abraços,
Rita
Gostaria de saber mais sobre sua visita . Vc lançou algum livro ou material ?
Olá Nauru!
Ainda não lancei qualquer livro. `
Parece-me que o blogue é a melhor forma de ir actualizando tudo o que vem da Península Coreana.
Talvez publique um caderno de reportagens. Vamos ver!
Abraços,
Rita
Olá Rita,
Sou brasileiro e todos os dias acompanho as novidades sobre a coreia do norte. Me chama muita atenção o isolamento deste pobre país. Penso que se o sul o norte se unirem novamente um dia será um acontecimento historico tipo a queda do muro de Berlim. Gostaria de saber se voce possui videos ou reportagens feitas por la(inclusive a citada pela Joana mais acima.) Seu Blog é realmente muito bacana e espero que melhore sempre.
abraços
Igor
Rita,
Prazer. Tudo bom?
Sou brasileiro e curioso sobre a Coréia do Norte. Na verdade tenho interesse em assuntos diversos, gosto muito de ler e antes mesmo desta crise recente entre as Coréias tenho interesse em regimes fechados especialmente. Assim, tenho lido sobre Cuba, Irã, Zimbábue – especificamente sobre Mugabe – e obviamente a Coréia do Norte não poderia ficar para trás. Além do Haiti, que foi meu último objeto de leitura, não por causa do regime e sim pela importância do momento nas relações internacionais do Brasil, gostaria de conhecer mais sobre a vida na Coréia do Norte e seu blog introduz muito bem sobre assunto. Investi um bom tempo em tua publicação dado que você visitou e fotografou o local. Recentemente tiva a oportunidade de ler uma reportagem sobre o país na publicação brasileira Piauí – não sei se conhece – à respeito de um cozinheiro italiano que foi ensinar culinária de alta sofisticação por tais bandas. Pois bem, não sei o que mais teria sobre o assunto, mas se puder manter contato e indicar livros ou material à respeito, ou mesmo conhecer meus interesses sobre regimes fechados seria um prazer e uma grande oportunidade para mim.
Meu e-mail vai junto com este comentário.
Obrigado e um abraço,
José Mauro
Olá, colega Ana. Como alguns outros aqui, também tenho meu interesse jornalístico por países fechados ao Ocidente. Foi assim que cheguei até aqui, nesse dia em que vencemos pobremente a seleção da Coreia. Parabéns pelo blog. Saudações jornalísticas.
Obrigada Paulo!
Saudações jornalísticas também para si!
Fantástico, adorei o blog e agradeço as informações!!!!
Olá Guilherme!
Eu é que que agradeço a visita!!
Obrigada!!
Abraço!
Gostei muito da entrevista que deu ao seu companheiro de trabalho Jorge Afonso. Admiro a sua força de vontade e tenacidade, sendo uma estrela brilhante para os corações entristecidos dos meninos do Uganda.
Obrigada Paulo!
Tenacidade e força de vontade têm os meninos de Bulenga e essas palavras são apenas um eufemismo para descrever a lição de vida que estas crianças nos dão todos os dias.
Teremos muito gosto em tê-lo como mais U-ganda Amigo em http://ugandaprojecto.wordpress.com
Abraço!
[…] And it’s not just individuals like Joshua Spodek or Rita Colaço, Macao-born author of an interesting blog about DPRK in Portuguese who visit the country. There are actually companies that offer tours to the North. Yes, […]
http://steppesinsync.wordpress.com/2011/12/22/bittersweet-taste-of-soft-power-north-koreas-flirting-with-tourism/
Acabei de descobrir isto e estou sem palavras. Acho que nunca tinha deixado um comentário em nenhum blog ou coisa do género, mas há blogues e “blogues”. Muito obrigado pela partilha… Um bom 2012
João
Querida Rita, por força de pesquisa, preciso de informações sobre a vida em sociedade da população norte-coreana. Violência, saúde, educação, transporte e emprego, são os principais tópicos.
Se puder me ajudar, ficarei muito agradecido.
Abraços,
Carlos Kaser (donkaser@ig.com.br)
Gostaria de entrar em contato com vc e saber mais sobre a Coreia do Norte.
Bom dia, Rita.
Gostei muito de conhecer o seu blog. A razão que me levou até ao blog foi a reportagem da antena um que se a memoria não me falha se intitulava “os aquarios de pyongang. É verdade que essa reportagem já passou às uns anos, no entanto, fiquei sempre com a curisodade de ler o livro.
Tentei comprar o livro, mas não consigo encontra-lo. Ja obtive a informação que a editorial hesperia faliu, pelo que, será muito dificil encontra-lo.
Nessa medida, decidi enviar-lhe esta mensagem com vista a que me consiga dar alguma dica para adquirir o livro ou eventualmente, cópias do mesmo.
Gostava ainda, de recuperar o podcast que ouvi na antena um, mas que infelizmente não se encontra disponivel.
Devo dizer que não sou obestinada pelo tema Correia do Norte, sou apenas uma curiosa, cujo espirito foi aguçado com a audição do já referido podcast.
Muito obrigada, Carla Almeida
Olá Carla! Obrigada pelas suas palavras. “Os aquários de Pyongyang” é um livro de um dissidente norte-coreano que tive oportunidade de entrevistar em 2009, na Coreia do Sul. Pode recordar aqui:
https://coreiadonorte.wordpress.com/2009/08/20/regresso-a-peninsula-os-aquarios/
Também falei dele na reportagem que fiz para a Antena 1 sobre a Coreia do Sul, que pode voltar a ouvir aqui:
https://coreiadonorte.wordpress.com/2009/10/04/vidas-sem-paralelo/
Espero ter ajudado! Apareça sempre! Abraço!
Rita Colaço