A CNNTravel falou com Stefan Zwanzger, um alemão que gosta de visitar parques temáticos em todo o mundo e que, há poucos meses, visitou um parque de diversões próximo da capital norte-coreana.
Sthefan diz que, durante o dia, as pessoas parecem robôs a andar na rua, mas nos parques de diversões divertem-se como em qualquer outro lugar do mundo…
“When you see North Koreans walking on the streets of Pyongyang, it’s a bit of a robot-like experience,” says Zwanzger, a German citizen who visits theme parks around the world.
“I wouldn’t call it military style, but somehow they walk differently to people in other countries.
“But if you see North Koreans in the funfair, they have exactly the same habits, the same patterns as Americans in their amusement parks.”
Isto que este senhor diz é uma completa parvoíce: os norte-coreanos “caminham de maneira diferente”??
Os norte-coreanos não andam aos pulinhos na rua – excepto as crianças, como em qualquer parte do globo – nem são muito expansivos num primeiro contacto. Tal como um alemão, um português ou qualquer outro cidadão do mundo. Claro que os norte-coreanos vivem num regime que condiciona a sua liberdade de expressão e de movimentos, mas a tal ponto de fazê-los caminhar de forma diferente? É mais um equívoco para juntar a tantos outros, apenas porque é mais fácil ridicularizar e fazer deste tema, isso sim, um parque de diversões.
Mas, enfim, a experiência de Stefan Zwanzger é sempre mais um olhar sobre a Coreia do Norte.
Concordo consigo, os norte-coreanos são como qualquer outro cidadão do mundo, que idiotice falar do jeito que eles andam.
—-
Ir para a Coreia do Norte deve ser uma experiência fantástica…