25 de Junho de 1950. Quatro horas da manhã. Paralelo 38.
Ouvem-se os primeiros disparos da artilharia norte-coreana em direcção aos ROK (soldados sul-coreanos). Em pouco tempo, todas as posições do paralelo 38 estavam ocupadas. A Norte e a Sul. Às 11 da manhã, a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) faz uma declaração formal de guerra, dizendo que o Sul tinha atacado primeiro. Ninguém acreditou. As hostilidades só acabaram daí a três anos, com a assinatura de um armistício. Nunca com um Tratado de Paz.
A Guerra da Coreia começou há 60 anos. Uma guerra entre irmãos que terá feito quatro milhões de mortos.
Este é o melhor documentário que encontrei sobre a Guerra da Coreia e está em castelhano.
Olá a todos,
Estabelecer quem atacou primeiro no conflito entre as duas coreias é uma missão praticamente impossível. O dia 25 de Junho significou apenas a generalização e a formalização do conflito armado. As escaramuças ao longo do paralelo 38 eram frequentes assim como incursões de ambos os lados. Qualquer uma delas poderia ser facilmente considerada uma invasão, tanto da parte do norte como do sul.
O facto é que, para além da mais que arbitrária e inconsequente descrença nos argumentos da Coreia Do Norte para justificar a invasão (ainda que irrelevantes), nunca ninguém se deu ao trabalho de provar a falsidade desses argumentos (quando se fala em provas conclusivas não se está, obviamente, a falar em documentários do canal História e afins).
De qualquer modo a guerra era inevitável e estava já em andamento, a autoria do primeiro ataque em grande escala é um detalhe meramente académico.
Há quem diga que a verdade é a primeira vítima da guerra, essa é uma afirmação com a qual concordo. Não penso que os responsáveis sul-coreanos sejam merecedores de mais credibilidade do que os seus homólogos do norte. Para mim são iguais.
Penso que a divisão entre as duas coreias fez parte de uma guerra “por procuração” desencadeada por dois blocos imperialistas no seio de uma conjuntura cujo significado, actualmente, é difícil compreender por se terem extinto as suas premissas fundamentais.
Esta divisão é, de certa forma, um resíduo (perdoem-me a “leveza” do termo) que remonta aos primórdios da guerra fria. Espero que uma eventual reunificação signifique um avanço e não um retrocesso para ambas as coreias.
E para dizer qualquer coisa positiva, os Jogos Olímpicos de Seoul foram os melhores de todos os tempos, tinha 9 anos nessa altura e mesmo assim lembro-me de tudo! 😀 Hum… tirando aquele incidente das pombas carbonizadas… foi horrível, detestei isso!
Agora vou ver o documentário…
Abraços! 😉
Olá…
…estou a ficar viciado neste blog 🙂
Parabéns
bruno
Olá Bruno!
Agradeço imenso as visitas e os comentários que me dão ânimo para continuar! O vício pela informação é sempre um bom vício, certo?
Abraço!
Olá a todos….
terminou a heróica participação da Coreia do Norte em terras Sul africanas. O saldo desportivo esteve longe de ser satisfatório mas espero que o país esteja ao lado daqueles bravos guerreiros que foram lançados às feras.
Parabéns Coreia do Norte
Abraços