O regime de Pyongyang anunciou, há tempos, que o famoso hotel inacabado de Pyongyang – Ryugyong – estaria em fase de reconstrução.
Olhando para estas fotografias recentes, parece que o topo deste gigante já tem janelas e que o país de Kim Jong-il segue no caminho do progresso. No entanto, “Coreia do Norte: um segredo de Estado” sabe que esta foto pode ser apenas uma ilusão de óptica. De acordo com informações apuradas, aquilo que se vê nesta imagem será um material que reflecte a luz para transmitir a impressão de vidro, mas não é. Quem visita Pyongyang, pode tirar fotografias ao hotel mas apenas a uma certa “distância de segurança”. Os visitantes não estão autorizados a aproximarem-se do hotel.
Porém, há mudanças que chegam, paulatinamente, à capital norte-coreana. Parece que as autoridades já não estão a reter os telemóveis dos visitantes à chegada ao aeroporto, até porque já devem ter percebido que os mesmos não funcionam na Coreia do Norte… Mas nas ruas de Pyongyang, já há norte-coreanos de telemóvel na mão. A rede, para já, ainda só é interna, mas vem confirmar a obra da Orascom Telecom (o gigante egípcio das telecomunicações).
Rita Colaço, ontem tinha lido um artigo da BBC News, “The paradox of North Korea”, que também mencionava esse edifício, dizendo «The Ryugyong Hotel, an unfinished 105-storey hulk that has long loomed large on the Pyongyang skyline as a symbol of failure, is finally beginning to resemble its original conception. The giant, creaking, pyramid structure is being made sound and then clad in glass.»
Nesse artigo, também falavam da questão dos carros, indicando, segundo a opinião de alguns locais, que o número teria aumentado nos últimos tempos. Porém, essa circulação só existiria nas cidades. Mostravam uma auto-estrada – semelhante a um IP ou IC nosso – que poderia ser considerada uma das mais largas pistas para bicletas do mundo.
Uma frase que também achei interessante «This may be a deeply authoritarian and impoverished place, but at least some of its citizens appear genuinely proud and defiant»
Rita Colaço, um link da TimesOnline para excelentes fotos da Coreia do Norte, onde também aparece uma das tais auto-estradas desertas
O importante é que a Coréia do Norte continua seguindo firme no rumo de sua independência e soberania, contra o cerco econômico, político e militar dos EUA e de seus lacaios como a Coreia do Sula e o Japão. Tenho certeza que não é fácil trilhar esse caminho, mas acredito na firmeza do povo coreano, que não aceita ser um país dominado pelos EUA. Vejamos a situação vergonhosa em que vivem a Coreia do Sul e o Japão, dois paíse que perderam por completo a sua soberania. Esses países estão completamene controlados militarmente pelos EUA. As tropas americanas mandam e desmandam dentro do Japão e da Coréia do Sul. Já a Coréia do Norte prepara seu país para o futuro. Eles precisam fazer a travessia do deserto, para depois erigirem uma pátria livre, soberana e socialista. Por isso, quero dar meus parabéns ao povo norte coreano, pelo seu firme entusiasmo em enfrentar o imperialísmo norte-americano. Somente com a luta virá a vitória.
Ilusão de ótica? Meu deus, que desculpa esfarrapada para seu preconceito! E quem garante que é um material que apenas reflete a luz se ninguém pode se aproximar? Olha a contradição… Muito achismo e senso comum, tá louco, viu!