Relatório resumido no site Fátima Missionária:
A Comissão para a Reconciliação do Povo Coreano da Conferência Episcopal Sul-coreana (CRKP) publicou recentemente, em colaboração com O Centro de Dados para os Direitos Humanos na Coreia do Norte, o Relatório de 2008 sobre a liberdade religiosa naquele país. É o segundo divulgado até ao momento. O primeiro foi elaborado em Fevereiro de 2008.
O Relatório 2008 é composto por quarto partes: política religiosa, realidade da liberdade religiosa, perseguição religiosa e sugestões para prevenir a perseguição religiosa. A sua elaboração foi baseada num inquérito a 2047 norte-coreanos que vivem actualmente na Coreia do Sul, realizado entre 2007 e 2008. O relatório faz alusão a 345 casos de perseguição religiosa relacionados com 252 pessoas.
De acordo com o Relatório, 99,7 por cento dos inquiridos disseram que não podiam praticar livremente as suas crenças religiosas na Coreia do Norte. Quando alguém pratica ou proclama publicamente a sua crença religiosa, tem em sua posse artigos religiosos ou se encontra com religiosos é imediatamente perseguido.
O Sr Yun Yeo-Sang, membro da CRKP e um dos autores do Relatório, sugere as seguintes medidas de prevenção contra a perseguição religiosa na Coreia do Norte: monitorizar regularmente a situação religiosa no Norte; elaborar um método de prevenção e ajuda às vítimas de perseguição; o intercâmbio entre Norte e Sul, baseadas na ajuda e assistência humanitária a organizações religiosas, entre outras.
Álvaro Pacheco | FÁTIMA MISSIONÁRIA
12-05-2009 • 21:10
Deixe uma Resposta