Até agora (ainda estamos a meio da manhã em Portugal e no final da tarde de Pequim) a Coreia do Norte já foi ao pódio quatro vezes nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Na foto, estão os medalhados na modalidade de tiro de carabina 10m ( e perdoem-me se este não for o termo correcto). Não deixa de ter alguma piada este pódio asiático: o chinês Peng Wei arrecadou o ouro; o sul-coreano Jin Jong-oh levou a prata e o norte-coreano Jong Su Kim ganhou o bronze.
Mas este pódio trouxe polémica porque, às tantas, um jornalista ocidental perguntou se os três já se tinham cumprimentado e falado. Ora, um responsável olímpico impediu a resposta porque disse que a questão não estava relacionada com o desporto, o que gerou um coro de protestos por parte dos jornalistas estrangeiros.
Fica a fotografia, bonita.
Quanto aos outros medalhados norte-coreanos, o judo dá cartas, ou melhor, medalhas.
Nos homens, na categoria de menos 66 Kg, Chol Min Pak vestiu bronze e nas mulheres (categoria 52 Kg) Kum Ae An leva a prata para a Coreia do Norte.
Ainda no halterofilismo, Jong Ae O ganhou a medalha de bronze na categoria feminina de menos 58 Kg. Levantou um total de 226 Kgs.
p.s. – no jogo de futebol feminino, o Brasil venceu a Coreia do norte por 2-1 mas ainda há esperança para as meninas norte-coreanas. Somam três pontos no grupo F.
Deixe uma Resposta