A vida tem andado agitada, por isso este post já deveria ter sido escrito há três dias, mas não posso deixar de assinalar tamanho feito.
George W. Bush escreveu uma carta a Kim Jong-il.
A missiva foi entregue ao “Querído Líder” pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Pak Ui Chun, que por seu turno a tinha recebido das mãos de Christopher Hill, o subsecretário de Estado norte-americano e enviado especial dos Estados Unidos às conversações sobre o desmantelamento do programa nuclear da Coreia do Norte.
Não sabemos se terá havido votos de um santo e feliz natal, até porque a Casa Branca recusou publicar uma cópia. O presidente norte-americano terá escrito, no entanto, a carta num tom cordial. O desmantelamento nuclear norte-coreano deveria estar pronto até final deste mês, mas as coisas estão atrasadas. No entanto, parece haver alguma flexibilidade de Washington. Foi essa “paciência” com alguns limites que Bush pareceu demonstrar na carta.
Certezas, certezas só mesmo quanto ao remetente. Bush endereçou a carta ao “Dear Mr. Chairman”. Dá-se apenas o caso do “Dear Mr. Chairman” ser “Dear Leader” na Coreia do Norte, mas tudo bem. E em 2002, Bush disse mesmo que Kim Jong-il lhe provocava uma “reacção visceral”. O resto já se sabe: a Coreia do Norte, em conjunto com o Irão e o Iraque, formavam o “eixo do mal”, e por aí.
Ho, ho, ho! Merry Christmas!!
Natal na Coreia do Norte
http://www.portasabertas.org.br/noticias/noticia.asp?ID=4074