O que é que nessa altura a impediu de cometer suicídio?
Tinha deixado uma filha na Coreia do Norte e o rosto dela estava sempre a aparecer e questionei-me: para quê morrer? Deve existir algum lugar bom no mundo. Depois desse momento de desespero encontrei apoio numa igreja cristã que me arranjou casa para morar. Nessa altura consegui enviar uma carta para a minha família, subornando um guarda norte-coreano. Mais tarde a minha irmã também atravessou o rio e trouxe a minha filha que, na altura, tinha seis anos. Um dia, alguém fez uma denúncia à autoridades chinesas e fomos repatriadas para a Coreia do Norte. Fui para uma prisão e a minha filha para um orfanato. Não soube mais dela. Mas mais uma vez, através de um suborno, pago na China a um guarda-norte-coreano por um pastor cristão, consegui voltar à China um mês depois, mas sem fazer ideia de onde estava a minha filha.
Quando estava na China, relativamente segura, enviei novamente uma carta à minha irmã a perguntar pela minha filha. Soube depois que ela estava num orfanato a fazer todo o tipo de trabalhos, mal nutrida, suja e que esteve quase a morrer. Então, com a ajuda desse tal pastor cristão, os guardas norte-coreanos deixaram a minha família trazer a minha filha. Mas a minha mãe e a minha irmã foram obrigadas a ficar lá. Até hoje.
O que pensa agora de Kim Il-Sung e de Kim Jong Il?
Estou muito zangada e irritada porque muitas pessoas, como eu, sofreram ou estão a sofrer com as atrocidades cometidas em nome de Kim Il-Sung e Kim Jong-Il, mas ironicamente não os odeio. Tenho raiva por ter perdido quase 30 anos da minha vida enquanto ser humano. Agora, como cristã, não sei se Kim-Il Sung e Kim Jong-Il fizeram aquelas coisas intencionalmente ou se estavam a tentar fazer o melhor e aconteceu daquela maneira. É uma dúvida…
[Fim]
Estranho…
Ela acha que a Coréia do Sul, é um lugar bom para se viver…..
É um governo ditatorial de direita, apoiado, pelos EUA, ou seja, é um fantoche norte – americano…
Será que realmente ela vai ter liberdade na Coréia do Sul???
Aguardo a sua resposta…
Agradeço, se responder…
A democracia não é de fácil medição, de facto. Mas tudo é melhor do que ter alguém a ceifar-nos os pensamentos.
Obrigada Anderson pelos comentários e pelas visitas. Apareça mais vezes neste blog!